30º Dia: Quer saber porque eu fui preso, Playboi?

Deixe um comentário

13 de dezembro de 2014 por bossolon

Campinas. Dia 12/12/2014

Caro diário. Tive que acordar bem cedo. Derek me acordou. Tomamos o café da manhã mais corrido do mundo. Saímos eu, Derek, Pink, Camila e Nolan. Fomos até o hospital. Tirando Thony, Raquel e jim, os outros ainda nem tinham acordado.

Assim que chegamos ao hospital Derek foi direto até a porta na lateral do hospital, onde foi recebido por Osvaldo

_ O que desejam? _Perguntou o segurança apontando a arma

_ Ontem vocês abrigaram um homem com um tiro no abdome! Estamos a procura dele! _ Disse Derek mostrando o certificado de policial.

Osvaldo nos deixou entrar imediatamente. Catarina nos recebeu la dentro

_ Voltaram? O que querem agora?

_ Eles estão procurando o homem de ontem _ Explicou Osvaldo

_ Aquele homem está em repouso.

_ Aquele homem é um foragido _ Explicou Derek.

_ Ela sabe _ Disse Victor vindo dos corredores _ Eu já expliquei a ela.

_ Mas não posso deixar que o tirem daqui enquanto ele está em repouso

_ Qual a parte de que ele é um foragido que você não entendeu? _ Disse Derek entre os dentes

_ Pode ser qualquer criminosos! Meu trabalho como médica é salvar a vida deles! E você não vai movê-lo enquanto estiver em recuperação!

Derek respirou fundo.

_ Eu não vou movê-lo. Mas o homem que está aqui é perigoso! E eu vou garantir que, depois de se recuperar não faça nenhuma besteira

Custou, mas Catarina nos deixou passar. Ao entrarmos na sala, Xico estava deitado numa cama. Parecia bem fraco, mas estava acordado. Carlinhos e Alan se levantaram. Pelo que disseram os médicos, Leleu morreu ontem à noite.

_ Olha só! Seus amiguinhos todos estão aqui! _ Disse Derek para mim quando viu Alan.

_ O que quer? _ Perguntou Alan com rispidez.

Derek olhou para ele e depois voltou os olhos para Xico que espiava por trás de Alan. Pegou uma algema e foi em direção a Xico

_ Francisco Rodrigues! Você esta preso! _ Disse enquanto algemava um de seus braços à cama

Xico riu como se aquilo fosse uma grande piada

_ Preso? Ta bom… e pra que penitenciária eu vou?

_ Vamos arrumar uma pra você.

_ Que seja…. acho que isso aqui já é o inferno mesmo.

_ Xico…. _ Disse Alan.

_ Dane-se…. Esse cara só tá de birra comigo….

_ Se você terminou…. _ Disse Catarina que estava a porta. _

_ Parece que o horario de visitas terminou _ Disse xico com um sorriso sínico.

Derek seguiu para fora e dizia a Osvaldo e Catarina para o manterem amarrado e preso. Quando se recuperasse, Derek voltaria para levá-lo.

_ Eu não vou deixar esse cara me levar de jeito nenhum… _ Ouvi Xico dizer a Alan quando saiamos.

Pedi para Catarina se eu podia ficar mais alguns minutinhos. Tinha algo que eu queria saber. Ela autorizou depois que Alan consentiu.

_ Por que não se entrega? _ perguntei. _Se o problema do Derek é só você. Por que não se entrega e os outros do seu grupo ficam em paz…

_ Por que? _ disse Xico pensativo _ Garoto…. você tem seu pequeno grupo não tem? Você não é bem um lider… mas já deve ter sentido isso: O que será deles se eu não estiver aqui? Pra você parece que sou só um criminoso. Mas pra quase todo mundo ali, eu sou o cabeça… alguém importante… sou em quem mantem o grupo unido.. quem vende esperança…

_ Esperança de que?

_ De um mundo novo. _ Disse Xico _ Sabe por que a gente veio pra ca? Pra esses lados de playboi? _ Respondi que não com a cabeça _ Porque ninguém ali podia morar aqui. Muitos ali, se viesse andar pra esses lados, todo mundo ficaria olhando feio…Tudo favelado! Mas olha agora! A gente pode viver aqui nessas casas de bacana… a gente não precisa mais roubar pra viver…. entra numa loja e pega… já era…

_ Foi por isso que foi preso? Por furto?

_ hahahaha! Não! Muito pior. _ Disse Xico entre risos _ Você quer saber porque eu fui preso playboi? Formação de quadrilha!

Xico parou por um momento pensativo, como se lembrasse dos velhos tempos.

_ La no meu bairro eu era o manda chuva…. Eu que comandava o trafico…. decidia quem entrava e saia do meu bairro. Pra ir repórter fazer gravação! Tinha que ter autorização minha!

_ Então você era mesmo um criminoso _ perguntei

_ Depende do ponto de vista, playboi _ Disse _ Pra você eu era um criminoso. Pro moleque que andava por la eu era o herói. Aquele bairro não tinha nada, playboi…. _Confessou Xico _ O posto de saúde tava abandonado… a escola uma droga…. não tinha pracinha pras crianças brincar… só uns bares onde os cara bebia pinga e depois ia bêbado pra casa.

Xico respirou um pouco e teve que tomar folego por causa da dor no abdome.

_ Ai eu comecei a tomar conta da boca… fui subindo… fazendo uns assaltos… Em pouco tempo eu tava no comando! Chavão! Chavão mesmo! Ai sabe o que que eu fiz?

Balancei os ombros e franzi a testa como se dizesse “o que”

_ Com a grana que eu tirava, eu fiz um campinho pra galera jogar bola! Construí meu império. Dava dinheiro pro posto de saúde quando precisava cuidar de alguém… Cuidei pra que ninguém roubasse por la…. Ninguém la confiava em policia não, playboi. Quando policia ia la era pra bater em pobre! Quando acontecia alguma coisa era eu que eles chamavam! Se algum maluco aparecia pra causar por la, era na minha porta que eles batiam!

_ Eu cuidei do meu povo, playboi _ continuou _ Do povo esquecido! Dei pra eles segurança, saúde, lazer… moveis pra casa. Celular, tênis e roupa de marca! Eu era tipo um Robin Hood! Eu tirava la dos bacanas e dava pros pobres… Quem é que daria emprego pra essa ralé? No máximo faxineiro e olhe la! Se sumisse alguma coisa eram os primeiros a serem mandados em bora! Eu fiz deles soldados! Dei um salário e status!

_ Mas você roubava dos outros, não é?

_ Nem precisava, plaiboy… _ Eles mesmo me davam. _ Sabe quem mais comprava da boca? Tudo cara blayboizinho assim igual você. Chegavam la de carrão! Tinha muito pobre que comprava também. Mas os bagulho pesado ia pros bacanas. As vezes a gente pegava coisa em troca. Sei la.. acho que os pai não davam grana pros muleque… ai eles trocavam por celular, tênis… As vezes a gente mesmo comprava em loja…. com o dinheiro que eles mesmo nos deram e dali a uma semana iam nos dar de novo!

Xico ficou me encarando e depois concluiu.

_ Mas todo mundo la na minha favela tinha tudo que precisava! Eu não deixava os doentes la ficar sem remédio. Não deixava moleque ficar sem material pra escola… Quer saber porque eu fui preso, Playboi? Porque os cara tão mais preocupado com as regras que eu quebro dos bacanas do que com as vidas que eu salvo dos pobres.

Fiquei calado por um momento. Depois sai da sala em silencio. Não tinha o que eu falar. Eu não concordo com o que Xico fazia… Mas sei la… Ele fazia tudo aquilo pra proteger seu pessoal. E o que eu to fazendo pelo meu? Alan se juntou a eles. Victor e Gabriel saíram… E eu deixei meu melhor amigo morrer. Se Xico realmente fosse um louco criminoso, como Derek diz… Ele estaria roubando e traficando até hoje… mas não é o que vejo ele fazendo… Agora entendo por que eles se chamam de Liberdade. Graças ao apocalipse que eles são livres pra viver da maneira como sempre quiseram.

Essas coisas me fizeram ficar pensativo o dia todo. Conversei como pastor sobre isso. Ele me falou sobre a condição do ser humano em ser pecador. Que essas coisas eram consequências da falta de Deus no coração das pessoas. Lembrei do que ele disse sobre Robson e me pergunto… E se Derek e Xico agissem de maneira diferente um com o outro? Será que no futuro eles poderiam ser aliados?

Conversar com o Pastor foi ótimo. Ele é realmente um bom conselheiro espiritual. Com fabricia não deu muito certo… ela insistia me pensar que se eles trabalhassem duro poderiam subir na vida. Eu não discordo… mas sei que é um ou outro que consegue. Antes mesmo do apocalipse, Xico já construía sua própria sociedade. Mas sua sociedade era sufocada pela sociedade antiga. O apocalipse os libertou.

Fim do dia 30.

Grupo

A Lei

A Liberdade

Hospital

Pr. Felipe (40)

Derek (28)

Xico (31)

Catarina (29)

Antonio (61)

Tonny (26)

Sheila (29)

Osvaldo (51)

Miguel (7)

Pink (19)

Carlinhos (15)

Beatriz (21)

Camila (21)

Jim (23)

Alan (35)

Victor (21)

Mateus (20)

Nolan (29)

Gabriel (24)

Fabricia (32)

Josh (21)

Raquel (24)

Laiza (25)

Ronaldo (26)

Michael (43)

Betty (45)

Inventário:

result

Deixe um comentário

